quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Contêiner - Charme e sustentabilidade

Quem nunca viu por aí uma casa, um escritório ou até uma loja feita por contêineres? Acho que todo mundo já viu algum perdido em meio a nossa cidade. Além de estilosos, diferentes, são sustentáveis e o melhor, são baratos e podem custar de 20% a 30% menos que uma casa de alvenaria.



 Existem dois tipos de contêiner mais vendidos para estes tipos de construções. O primeiro é o contêiner marítimo mais comum, feito de aço corten, muito resistente à corrosão. Nesse caso, é necessário fazer um isolamento térmico e acústico para que haja conforto equivalente ao de uma casa comum. Normalmente, usa-se uma tinta especial externa, que reduz a absorção do calor, e materiais como lã de vidro e similares para manter a temperatura interna.
O segundo tipo de contêiner é o "reefer", que tem um isolamento original de poliuretano e é usado para transporte de carga congelada. "É o dobro do preço do outro, mas oferece melhor "custo-benefício".




Além dos isolamentos térmicos é importante escolher o posicionamento dos cômodos em relação ao sol e para quem gosta de plantas e jardins vai uma outra dica. Pode-se fazer um jardim em cima dos contêineres, pois a umidade da terra manterá o ambiente mais fresco.





Hoje em dia existem empresas especializadas na preparação destas casas. Geralmente, elas são montadas 70% na própria empresa e 30%, apenas, no terreno do cliente. Toda parte hidráulica e elétrica já chegam prontas ao local da instalação e com os devidos acabamentos em dry-wall.

A decoração interna vai do gosto de cada um. Sua casa pode ser um ambiente super moderno ou até mesmo mais rústico e simples. 

Ah! E se você não gosta daquele efeito ondulado dos contêineres você pode revesti-los da forma que quiser, mas, na minha opinião, o mais legal é mantê-lo da forma mais natural possível.








Beijos, beijos e beijos